quinta-feira, 11 de abril de 2013

Evolução da televisão


A televisão é um dos eletroeletrônicos mais populares do Brasil. Segundo a PNAD 2005 (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geogrfia e Estatística), 92% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um aparelho de TV.
 Desde que chegou ao País, em 1950, a televisão passou por diversas etapas até se tornar popular. Começou tímida, como artigo de luxo e presente apenas em alguns lares. Ganhou cores e tornou-se, novamente, objeto de desejo, graças aos modelos de
plasma e LCD, que, de tão finos, até parecem quadros para pendurar na parede.

1950 No dia 18 de setembro é inaugurada a televisão no Brasil, trazida por Assis Chateaubriand. Com o lançamento da TV Tupi, o Brasil foi o quarto país a ter uma emissora de televisão.

1950 Chateaubriand importou 200 aparelhos e os colocou em praças públicas, padarias, museus e outros lugares estratégicos. Os primeiros modelos domésticos começaram a ser vendidos no Brasil.

1950 Apresentado o primeiro controle remoto (com fio).

1954 Surge o primeiro modelo semi-portátil com fabricação nacional. Era feito em São Paulo pela ERGA. Era feita de madeira.

1955 Já são mais de mil TVs vendidas no Brasil.

1956 Brasil registra 1,5 milhão de telespectadores no mesmo ano em que é criado o controle remoto que dispensa fios.

1963 É feita a primeira transmissão experimental em cores no País.

1970-  ' 25% dos lares brasileiros já têm TV. A Copa do Mundo é transmitida ao vivo, via satélite.

1972 É feita a primeira transmissão oficial em cores no País. A responsável pela façanha foi a TV Difusora de Porto Alegre, em março. Era a inauguração da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

1974 A mudança das televisões preta e branca para as em cores ganha força.

1980 Surgem as primeiras televisões portáteis leves o suficiente para serem carregadas e ligadas nos mais variados locais.

1980 Popularização do controle remoto.


1982 - Chegada dos vídeos cassetes.

1987 Surgem os modelos de TV estéreo. A Rede Manchete fez a primeira transmissão experimental.

1992 Primeira tela de plasma full color é apresentada ao mundo.


1996 O mundo chega a marca de 1 bilhão de aparelhos televisivos.

1997 Pioneer lança primeiras televisões de plasma no mundo.

2000 TVs de plasma começam a ser vendidas no mercado brasileiro.


2005 Telas com tecnologia LCD de 40 e 45 polegadas são oferecidas ao mercado.

2006 Cai muito o custo das TVs de plasma e LCD.

2006 Definido padrão de TV Digital no Brasil: o padrão japonês foi escolhido

Evolução dos computadores.


 A arquitetura de um computador depende do seu projeto lógico, enquanto que a sua implementação depende da tecnologia disponível.


As três primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.
Os computadores de primeira geração (1945–1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e sobreaqueciam muito.

A segunda geração (1959–1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.

A terceira geração de computadores (1964–1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de micros segundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.

A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma optimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e maior velocidade, já da ordem de nano segundos (bilionésima parte do segundo).

O termo quinta geração foi criado pelos japoneses para descrever os potentes computadores “inteligentes” que queriam construir em meados da década de 1990. Posteriormente, o termo passou a envolver elementos de diversas áreas de pesquisa relacionadas à inteligência computadorizada: inteligência artificial, sistemas especialistas e linguagem natural. Mas o verdadeiro foco dessa ininterrupta quinta geração é a conectividade, o maciço esforço da indústria para permitir aos usuários conectarem seus computadores a outros computadores. O conceito de super via da informação capturou a imaginação tanto de profissionais da computação como de usuários comuns.

Bem vindos blogueiros!!!

Este Blog foi criado para informar e divertir todos os internautas. Uma central de informações ,que permite que todos os internautas ,aprendam um pouco mais com os nossos post sobre o mundo tecnológico.